Infra-estrutura de Cultivo

Casa de Vegetação NB-1

Casa de vegetação utilizada para cultivo e contenção de plantas de cana-de-açúcar geneticamente modificadas do projeto RCGI - Research Center for Greenhouse Gas Innovation, com patrocínio da Shell e FAPESP. Os cultivos relacionados ao RCGI tem prioridade no uso do espaço.

Havendo espaço não utilizado na casa de vegetação, este pode ser cedido temporariamente para cultivos de curta duração (experimentos com tempo em meses pré-definido) para outros usuários ligados ao Departamento de Botânica do Instituto de Biociências, perante contato prévio com a Técnica Viviane, que gerencia o uso do espaço. 

https://forms.gle/iSamn1os6DfZjGEP7 

Câmara de Cultivo do Tipo Fitotron

Adquirida com recursos do INCT do Bioetanol, essa câmara de cultivo com controle de fotoperíodo, irradiância, temperatura e umidade tem como característica principal atingir altas irradiâncias, sendo portanto adequada para o cultivo de gramíneas, especialmente cana-de-açúcar. As mesas são removíveis para o cultivo de vasos com plantas altas. 

Os cultivos do Lafieco e os relacionados ao INCT do Bioetanol têm prioridade no uso da câmara. Havendo espaço não utilizado, este espaço pode ser cedido temporariamente para cultivos de curta duração (experimentos com tempo em meses pré-definido) para outros usuários ligados ao Departamento de Botânica do Instituto de Biociências, perante contato prévio com a Técnica Viviane, que gerencia o uso do espaço. 

https://forms.gle/Lf9uaWTtDtUApFDaA 

Câmaras de Topo Aberto

O Lafieco conta com dois conjuntos de 4  Câmaras de Topo Aberto, sendo um externo e um dentro da casa de vegetação anexa ao laboratório.

Nessas câmaras, são registrados continuamente os seguintes parâmetros: temperatura, umidade e concentração de CO2, sendo possível avaliar as respostas das plantas ao aumento de CO2 e à temperatura e umidade, isoladamente ou de forma combinada. 

As câmaras contam com um sistema de injeção de CO2 suplementar, criando uma atmosfera semelhante aos níveis de CO2 previstos para um cenário futuro. Além disso, algumas das câmaras possuem um sistema de aquecimento, permitindo deixá-las a uma temperatura de até 6ºC mais alta que as demais câmaras. Dessa forma, é possível estudar o efeito das Mudanças Climáticas no crescimento, fotossíntese, metabolismo e produção das plantas frente ao cenário futuro de Aquecimento Global.